Rolamentos de esferas

Rolamentos de esferas

Os rolamentos de esferas são os mais comuns e mais utilizados nas aplicações do mercado, sendo capazes de suportar cargas axiais e radiais. Sua principal característica é a velocidade de rotação, sendo esta maior do que em outros tipos de rolamentos.

Fersa tem os seguintes tipos de rolamentos de esferas:

  • Rolamentos radiais de esfera: O rolamento de esferas de uma carreira, este é o mais popular desta família, pois está envolvido em muitas aplicações.
  • Rolamentos de esfera de contato angular: Fersa tem uma gama de rolamentos de esfera de dupla carreira sendo usados pelas principais fabricantes de automóveis.
  • Rolamentos axiais de esfera: Dispomos em nosso catálogo de rolamentos de embreagem.

Rolamentos radiais de esferas

Os rolamentos radiais de esferas são compostos de um anel interior e um exterior, assim como, uma gaiola com folga  de precisão para as esferas.

Esses rolamentos são projetados principalmente para suportar cargas radiais e axiais de qualquer direção e permitir um funcionamento a uma velocidade relativamente elevada.

As dimensões técnicas estão em conformidade com a norma ISO 15. Além disso, eles cumprem as do anel elástico especificados na norma ISO 464.

Rolamentos de esferas especiais

Fersa fabrica rolamentos de esferas especiais servindo a necessidade de determinadas aplicações e estão registrados sob a nomenclatura F 18000.

As aplicações mais populares para este tipo de rolamento são as caixas de câmbio para diferentes tipos de veículos.

De duas carreiras de contato angular especiais

Os rolamentos de esferas de dupla carreira de contato angular podem suportar grandes cargas radiais em ambos os sentidos, pois a linha de ação para as cargas formam um ângulo com o eixo geometrico do rolamento.

Esta família é identificada sob a nomenclatura F 16000.

A principal aplicação deste tipo é em rodas de veículos leves, por isso contamos com referências especiais cujo anel externo tem incorporado mudanças no projeto para melhorar a sua integração com a aplicação final.

De dupla carreira de contato angular Standard

Rolamentos de esfera de contato angular têm uma característica fundamental, onde a linha de carga de ação entre as esferas e as pistas do rolamento formam um ângulo com o eixo geométrico do rolamento. Por este motivo, as faixas de rolamento dos anéis interiores e exteriores são axialmente desviadas uns dos outros, permitindo a resistência de grandes cargas radiais em ambas as direções.

De contato angular de quatro pontos

Rolamentos de esferas de contato angular de quatro pontos são compostos de uma única linha radial e foram concebidos para suportar cargas axiais em ambos os sentidos.

A carga radial pode ser adaptada a um certo nível de carga axial.  Uma vez que estes rolamentos necessitam de menos espaço axial, eles são uma escolha muito atraente se você tiver espaço limitado. 

Rolamentos de ar condicionado

São rolamentos de esferas de dupla carreira projetados para trabalhar em altas velocidades de rotação e baixo nível de ruído, tecnicamente se diferencia por serem compostos de um único anel interno. Eles possuem a nomenclatura F 16000.

Rolamentos axiais de esfera

Rolamentos axiais de esferas podem suportar grandes cargas axiais em uma direção, exigindo uma carga axial mínima para um melhor desempenho.

Os rolamentos são separáveis de modo que a montagem é simples uma vez que o anel, a esfera e a gaiola podem ser montados separadamente. 

Rolamentos de liberação de embreagem

Rolamentos de embreagem são rolamentos do tipo auto-alinhante. Eles foram projetados para controlar certas condições de embreagem associadas com o desalinhamento de componentes.

Os rolamentos são executados contra a mola da embreagem para conectar-desconectar o motor da transmissão e controlar o condutor para acionar o pedal de embreagem.

“Todo o texto deste artigo é cópia fiel do publicado no link: https://www.fersa.com/pt/gama-de-produto/rolamentos-de-esferas
Compartilhe com: